Home > Notícias > Brasil deve combater distorção tributária para crescer, aponta OCDE

Brasil deve combater distorção tributária para crescer, aponta OCDE
Postado em 24/02/2015
Reduzir a informalidade do mercado de trabalho, avançar nos investimentos em educação e infraestrutura, além de combater as "distorções tributárias" e diminuir barreiras comerciais. Essa é a receita da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), espécie de clube dos países mais ricos do mundo, para a retomada do crescimento da economia brasileira.

Em relatório divulgado nesta semana, durante o encontro dos chefes de economia do G20, em Istambul (Turquia), o órgão apresentou uma série de medidas que, na sua visão, devem ser tomadas pelas autoridades brasileiras.

"A força de trabalho mais qualificada, a melhoria na infraestrutura, e menos distorções tributárias resultariam em melhorias de produtividade", diz trecho do documento, apresentado pelo secretário-geral da OCDE, o mexicano Angel Gurría.

O estudo enfatiza, por exemplo, que "nenhuma medida foi tomada" para amenizar a questão dos tributos. O país, destaca, precisa "reduzir a fragmentação e complexidade do sistema".
O relatório aponta, entre outras coisas, obras inacabadas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), sugerindo que o país "melhore a capacidade de executar projetos sem atrasos desnecessários". Nesse trecho, a OCDE destaca a necessidade de se modernizar o setor portuário e a rede de distribuição elétrica.

FMI
O Brasil precisa manter o curso da consolidação fiscal, por causa do alto endividamento público e inflação elevada, além de promover investimentos em infraestrutura para reduzir gargalos que impedem um maior crescimento da economia, recomenda relatório de economistas do Fundo Monetário Internacional (FMI), apresentado no G-20. O Fundo faz a mesma recomendação para outros emergentes, como África do Sul, Índia e Turquia.

No caso do Brasil, o documento alerta ainda para a necessidade de o país fazer reformas no mercado de trabalho e na educação para aumentar a produtividade. O FMI fala também da necessidade de o País facilitar o comércio externo e o investimento. Em conjunto, as reformas melhorariam o ambiente para os negócios, estimulando a confiança dos agentes. A previsão do FMI é que o Brasil cresça 0,3% este ano e 1% em 2016.

América Latina

O indicador Ifo/FGV de Clima Econômico da América Latina caiu 6,3%, de 80 pontos em outubro para 75 pontos em janeiro, com piora tanto nas avaliações sobre a situação atual quanto nas expectativas. A queda dos preços do petróleo está entre os motivos para essa deterioração. No Brasil, o indicador se manteve estável em 57 pontos, mas o clima econômico no país é o segundo pior da região, superando apenas o da Venezuela, que marca 20 pontos.

“Especialistas parecem estar esperando que as medidas prometidas de ajuste macroeconômico entrem em operação no Brasil. Além disso, perspectivas de alta de inflação, baixo crescimento e problemas no abastecimento de água e energia não ajudam na melhora das expectativas”, afirma o relatório divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Fontes: Folha.com, Estadão.com e Valor Online
Comente:




SOLICITE UM ORÇAMENTO

Estamos aguardando seu contato.


























Fiscal Contábil

PDV

Painéis

E-Commerce

BI Mobile

CRM

AFV

ERP

Entregas

BI

Hospedagem

GAV

Rotas

Emissores Fiscais

WMS

Coletor

Pedido Eletrônico

Trade

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Estamos aguardando seu contato.


























Fiscal Contábil

PDV

Painéis

E-Commerce

BI Mobile

CRM

AFV

ERP

Entregas

BI

Hospedagem

GAV

Rotas

Emissores Fiscais

WMS

Coletor

Pedido Eletrônico

Trade

Telefones

São José do Rio Preto:

(17) 3600-9008

São Paulo:
Bauru:
São José do Rio Preto:
Campinas:
Belo Horizonte:
Curitiba:

(11) 3513-2399
(14) 3500-9984
(17) 3513-4866
(19) 3500-8534
(31) 3515-2399
(41) 3512-2399

Receba Nossas Comunicações