Home > Notícias > Ferramentas de gestão empresarial e consultoria: são bons investimentos em época de crise?

Ferramentas de gestão empresarial e consultoria: são bons investimentos em época de crise?
Postado em 24/11/2015

A maioria das empresas costuma ter um mesmo comportamento diante de uma crise financeira: diminuir os investimentos como forma de cortar gastos. O que os empreendedores muitas vezes não entendem é que alguns investimentos proporcionam justamente a oportunidade de melhorar os lucros e cortar os gastos da empresa. Alguns desses investimentos são em ferramentas de gestão empresarial que oferecem, além de análises de dados para tomadas de decisões, um custo-benefício que pode ajudar e muito em épocas de crise.

Para comprovar que essas ferramentas são um sensato investimento, é preciso primeiramente conhecer suas vantagens. Um ERP (Enterprise Resource Planning), ou Sistema de Gestão Empresarial, por exemplo, permite organizar os trabalhos dentro de uma empresa, integrando setores, colhendo e armazenando dados para análises de desempenho de cada processo ou área. Assim, por meio de relatórios, é possível ter uma análise mais detalhada do que está dando certo ou errado dentro da empresa e o que pode ser feito para melhorar, cortes que podem ser necessários, entre outros procedimentos. Já uma ferramenta de Força de Vendas permite efetuar uma venda em qualquer lugar onde o cliente estiver, além de armazenar informações importantes do cliente e dos pedidos, acessadas de forma ágil e com segurança total. Ou seja, tudo o que é fundamental para a escolha das melhores estratégias, visando aperfeiçoar o relacionamento com o cliente e alavancar as vendas.

O que um gestor empresarial precisa saber é que todas essas ferramentas oferecem um gerenciamento mais eficaz dos negócios de sua empresa, agilizando processos, gravando dados para análises e tomadas de decisões estratégicas em um curto espaço de tempo, o que significa diminuição de custos que poderiam advir de processos burocráticos e demorados. Trata-se então de um gerenciamento automatizado da empresa, que permite o monitoramento dos seus processos, tanto operacionais quanto administrativos, visando diminuir gastos e aumentar lucros.

De acordo com reportagem de Ivan Hudler, no jornal Empresas & Negócios, uma pesquisa realizada pela Nucleus Research, na cidade de Boston (USA), mostra que a cada R$ 1,00 de investimento em um sistema de ERP, o retorno pode ser de até 700%. Essa mesma pesquisa também aponta que “as empresas que investem em ferramentas de gestão cresceram, em um período de 5 anos, no mínimo 36%”.

Outro serviço de grande importância que deve ser adquirido com a compra de uma ferramenta de gestão empresarial é a contratação de uma consultoria. Isso porque um consultor, além de implantar a ferramenta ou sistema, fazendo as devidas adaptações em relação às necessidades e práticas da empresa, também transmite todo o conhecimento que possui sobre o produto comprado aos colaboradores que trabalharão diretamente com as configurações dos processos. Contratar um consultor que ensine as configurações e operações a serem feitas no sistema é uma boa forma de evitar as consequências de um processo que deu errado devido à falta de conhecimento por parte de um funcionário. Muitas vezes, esses erros custam caro à empresa, podendo até resultar em perdas nas vendas inclusive. Portanto, ter um funcionário altamente qualificado, capacitado para mexer no sistema, só traz benefícios para a empresa, pois evita-se erros e atrasos que acarretam prejuízos financeiros, dentre outros problemas.  

A ideia de que em momentos de crise não se pode fazer investimentos precisa ser apagada da mente dos empreendedores. Investir em sua empresa significa procurar um diferencial para se tornar competitivo frente à concorrência. E investir em uma ferramenta de gestão empresarial para otimização de vendas, processos, entre outros, significa preparar-se para o presente e para o futuro, já que por meio de uma organização e análise de dados, por exemplo, é possível cortar gastos desnecessários, focar no que dá mais retorno financeiro, e traçar uma perspectiva de mercado, de acordo com a situação atual, preparando a empresa para as possíveis mudanças econômicas provindas de uma crise.

 

 

Sobre a pesquisa citada no artigo:

http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=292874

http://issuu.com/atendimento-villa/docs/jornal_ed_2881

 


Comente:




SOLICITE UM ORÇAMENTO

Estamos aguardando seu contato.


























Fiscal Contábil

PDV

Painéis

E-Commerce

BI Mobile

CRM

AFV

ERP

Entregas

BI

Hospedagem

GAV

Rotas

Emissores Fiscais

WMS

Coletor

Pedido Eletrônico

Trade

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Estamos aguardando seu contato.


























Fiscal Contábil

PDV

Painéis

E-Commerce

BI Mobile

CRM

AFV

ERP

Entregas

BI

Hospedagem

GAV

Rotas

Emissores Fiscais

WMS

Coletor

Pedido Eletrônico

Trade

Telefones

São José do Rio Preto:

(17) 3600-9008

São Paulo:
Bauru:
São José do Rio Preto:
Campinas:
Belo Horizonte:
Curitiba:

(11) 3513-2399
(14) 3500-9984
(17) 3513-4866
(19) 3500-8534
(31) 3515-2399
(41) 3512-2399

Receba Nossas Comunicações