Home > Notícias > Ocorreu um incidente de segurança. E agora?
Ao considerarmos o atual cenário de (in)segurança digital, as empresas não têm outra saída a não ser buscar a diminuição do impacto que um incidente pode causar, sendo ágeis e assertivas no seu tratamento.
Para tanto, existem 3 passos básicos a serem considerados:
1- Contenção
Rapidamente deve-se conter o incidente para evitar que ele tome maiores proporções. No entanto, trata-se de uma solução temporária para impedir que o incidente tenha consequências mais sérias.
2- Investigação
Nessa fase é necessário investigar as ações relacionadas à ocorrência para, a partir daí, compreender a extensão do problema, seus impactos e tomar as ações corretivas definitivas.
3- Erradicação
Se a Contenção é o passo emergencial para evitar que o incidente se torne ainda mais grave, a Erradicação é a medida para sanar o problema de forma definitiva.
No entanto, ao avaliarmos as fases acima descritas, tudo parece simples e rápido, mas não é bem assim. Aqui estão listadas algumas dificuldades encontradas no processo de detecção e resposta a incidentes de cibersegurança:
O fato é que a velocidade de detecção e resposta é um dos maiores desafios quando ocorre uma violação. E, ao mesmo tempo, o ritmo acelerado de surgimento de novas ameaças não permite a antecipação de defesa para o cibercrime. Ao considerarmos essa realidade, 4 grandes desafios se apresentam às organizações:
Diante dos recentes ciberataques, é fácil entender que enquanto as empresas não investirem realmente em segurança da informação, uma violação de dados será apenas uma questão de tempo. E sua equipe, está preparada?
Carlos Borges, especialista em cibersegurança do Arcon Labs.
Fonte: convergecom.com.brEstamos aguardando seu contato.
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